O Bom e o Mau de 2009

Posted by RiTA | Posted in , , | Posted on 17:32





Melhores Artistas


Kings of Leon - as críticas em relação a estes senhores são melhores a cada dia que passa. Apesar de não ser admiradora ávida da sua música, parece que andam a conquistar meio mundo com a nova onda de som que têm lançado.

Michael Jackson - não podemos deixar de lado o Rei da Pop. Diz-se que a morte dele fechou uma época muito importante da música. Será? Parece-me a mim que a morte de Jackson serviu como comburente na divulgação dos seus trabalhos. E durante o próximo ano assim será. O som criado por Jackson nunca foi tão ouvido como este Verão, a época continua aberta.

Susan Boyle - não é muito difícil perceber porquê. Provavelmente a maior surpresa do ano.

Piores Artistas

Miley Cyrus - se alguém me volta a falar em Hannah Montana, sou capaz de me atirar de uma janela. Mas que moda é esta de passar séries de adolescentes na idade do armário na Disney Channel? Cada vez mais saudades tenho de Dragon Ball. Mas não se ficando apenas pelos ecrãs das famílias dos subúrbios, Miley decide também entrar no music bizz. Not cool, Miley, not cool. Não entendo como é que ninguém se farta de ouvir as mesmas coisas, ditas da mesma forma, pelas mesmas vozes.

Chris Brown - o autor do maravilhoso álbum "Graffitti" envolveu-se este ano na grande polémica que envolve a ex-namorada Rihanna, sendo acusado de maus tratos. E como se não bastasse, lançou um dos piores álbuns do ano.

Kanye West - e mais uma vez, o artista R&B invade os palcos da MTV da forma mais ridícula que consegue arranjar. Dude..! Conseguiu arruinar o discurso do primeiro prémio atribuído à jovem Taylor Swift.

Brokencyde - o que é isto? Não, a sério. Já alguém ouviu? Nem sei como categorizar a música desta banda do Novo México. É qualquer coisa que mistura Crunk, Emocore, Hip Hop. Enfim... se não ficaram com uma ideia, fiquem com um vídeo (o que se passa com a pessoa de camisola rosa?):



Melhores Álbuns

Brand New Eyes - o novo álbum de Paramore delicia. Para uma banda que esteve à beira de se separar, conseguiram compor-se e compor de uma maneira extraordinária. Superou as (minhas) expectativas.

Declaration of Dependence - nunca tinha dado muita atenção a Kings of Convenience até ter ouvido o novo CD. E foi uma boa surpresa, fiquei presa ao "sabor" da banda assim que ouvi, apesar do facto de o tipo de música deles não ser o meu campo.

Backspacer - só há uma coisa a dizer em relação aos grandes Pearl Jam: nunca desiludem.

Primary Colours - ainda me lembro da primeira vez que ouvi The Horrors, há um par de anos atrás. Já então o álbum deles, Strange House, me deixou maravilhada, com o lado sombrio que transmite. Primary Colours não fica nada atrás, e merece ser considerado um dos melhores álbuns de 2009, tal como Strange House o foi em 2007.



Piores Álbuns


Humanoid - é assim tão difícil criar alguma coisa diferente once in a while? Já nem vale a pena dizer diferente de outros artistas, mas uma musiquinha diferente das outras todas que já compuseram, não? E o estilo de cantar do/a vocalista também já cansa. E a capa do álbum também não ajuda nada. Aquilo é um humanóide com cara de Kaulitz? Yuck.

The Boy Who Knew Too Much - eu, Rita Pereira, sou fã de Mika. Comprei o primeiro CD dele e ainda às vezes o oiço. Talvez por isso tenho ficado tão desiludida com este novo. Pelo menos Tokio Hotel não degrediu. Continua degradante, mas não piorou. Já o Mika...

Scream - Chris Cornel!? O que andas a fazer à tua vida!? Porque é que um dos vocalistas mais conceituados do Rock resolveu fazer músicas com o Timbaland de um dia para o outro!? Não é por seres o vocalista de Soundgarden que podes fazer qualquer coisa, Chris.



Melhores Músicas


The Good Life - talvez Three Days Grace sejam uma daquelas bandas mais destinadas a emo kids que a outra coisa, mas não vale a pena negar a beleza do novo álbum, em particular esta música. Simplesmente brilhante! Conseguem abstrair-se do que o resto do mundo e conjugar os riffs pesados das guitarras com uma letra que significa alguma coisa. Talvez seja um guilty pleasure, mas ainda bem que continuam os mesmos Three Days Grace.

Kings and Queens - eu gostei de algumas músicas do álbum A Beautiful Life, dos 30 Seconds to Mars. Gostei de algumas músicas mas fartei-me rápido. Não pensei sequer em dar uma oportunidade ao novo CD, mas conquistaram-me com esta música. Parece certo, parece que foi para esta música que a banda foi formada. Não para um batido The Kill. Parece uma espécie de renascer, para um som que lhes fica genuinamente bem.

Uprising - ao contrário de Black Eyed Peas, a quem se diz "Desistam, ou criem alguma coisa de jeito," a Muse pergunta-se "Quando vem o próximo?" Não há botão de pausa para a energia e criatividade do trio, e ainda bem!

Ignorance - é uma daquelas músicas que se ouve uma vez e tem um significado, falando por mim, claro. É daquelas músicas que se ouve uma vez, outra vez, e outra, e mais uma, e ao fim do dia ainda nos apetece ouvir outra vez. A Hayley Williams é uma miúda admirável, e tem uma voz que vale a pena ouvir, não tendo sucumbido à nova moda da voz electrónica, estilo Lady Gaga.



Piores Músicas

Part of Me - nem vale a pena entrar em detalhes. Seriam os mesmo que me levaram a eleger o Scream como um dos, se não mesmo o pior álbum de 2009.

If I Were a Boy - a sério? Não és, Beyónce?

Hush Hush - é daquelas músicas que conseguem ser piores que a Love Game da Lady Gaga. Não, espera. São das artistas femininas piores que a Lady Gaga. Pessoa que admire Pussycat Dolls, especialmente se for mulher, não há de ter muita inteligência. Tem futilidade que compense.

I Know You Want Me - Reggaeton, nome artístico - Pitbull, - miúdas boas que deixam muito pouco à imaginação, óculos de sol, lábios e olhares sexys, letra de engate nas discotecas Sexta à noite. Yep, tudo nos conformes.

Melhor Flash Back

Elvis Presley - Quem sabe como estaria a música neste momento se Elvis não tivesse feito o que fez.



Concerto do Ano


The Prodigy no Pavilhão Atlântico! Mas há muitos que merecem ser mencionados, sem dúvida. Hadouken!, Slipknot e Dave Matthews Band no Alive, Kings of Convenience, Marilyn Manson...

Música do Ano

"Let the Right One In" Johan Söderqvist





Não digo o ódio de estimação nem o momento de perdição do ano. Pode ferir susceptibilidades e pouco ou nada tem a ver com música.

Comments (5)

brokencyde é comparavel a linkin park, só que com uma batida por trás. Será que é uma parodia? hope so.

e não vi aí la lista o Crack The Skye

E o cornell vai reunir os soundgarden, soube-se ontem. Deve ter-se cansado de ser apedrejado na rua.

E gostava de saber onde é que estavam os paramore se a gaja em vez de cor de laranja, tivesse o cabelo castanho.

Quanto à Miley, só a respeito por dizer que quem gostava de twilight parecia que estava num culto. É pena que tenha dito isso por tar a perder fandom para o twilight, pois já cheguei a conclusão que as raparigas de 14 anos só aguentam uma paixão de cada vez. O ano passado Tokio Hotel eram deuses, este ano já não querem saber, e os deuses são o Edward e o Jacob

Pussycat dolls é uma gaja a cantar e outras 5 a mostrar o corpo, por isso as raparigas que gostem daquilo não podem reclamar dos gajos serem machistas, pois elas estão a concordar com els basicamente

e chega por hoje

David, quase que meti o Crack the Skye, está mesmo muito bom sem dúvida.
Também só posso esperar que Brokencyde seja uma paródia porque jesus..! E eu aqui a pensar que ninguém superava o Bill Kaulitz... Se bem que a Lady Gaga também esteja a disputar pelo prémio de imagem mais espalhafatosa de 2009.
Quanto a Pussycat Dolls, tiraste-me as palavras do teclado.
E o Chris Cornell já declarou que os Soundgarden se vão reformar em 2010. Cornell foi a maior desilusão do ano.

Mais coisas novas para eu pesquisar! Oh Chris, o teu cérebro anda a vomitar ou quê?

Quais coisas novas para pesquisares? É, o Chris lixou-me, especialmente com aquela música em particular.

Paramore novo album, ainda não ouvi. Fiquei curiosa... Pesquiso.

Enviar um comentário